logo

Eurocidade presente no primeiro Congresso sobre Cooperação Inteligente

02-07-2012
O Presidente do Município de Chaves, João Batista, participou no primeiro Congresso sobre Cooperação Inteligente 'A Cooperação Territorial ao serviço da integração europeia. Cidades e regiões unidas através das fronteiras', com o objetivo de apresentar o projeto da Eurocidade Chaves-Verín como um modelo de cooperação transfronteiriça inteligente.

A intervenção do autarca flaviense foi no âmbito do painel 'Cooperação Transfronteiriça Inteligente', coordenado pela RIET (Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças) e presidido por António Batista, presidente da entidade. No mesmo, que foi apresentado por Elena de Miguel, diretora do STC do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, também participaram Xoan Vázquez Mao, Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Ignacio Fernández Huertas, membro da DG de Fundos Comunitários do Ministério de Hacenda y Administraciones Públicas de Espanha, João Bule, do Instituto Financeiro de Desenvolvimento Regional de Portugal, Carlos Beltrán, perito em Cooperação Territorial Europeia, e Jesús Bedoya, Subdiretor-Geral de Economia do Governo de Cantabria.

O Congresso 'A Cooperação Territorial ao serviço da integração europeia. Cidades e regiões unidas através das fronteiras' teve lugar dias 25 e 26 de junho, na Coruña (Espanha), com o objetivo de debater com todos os interessados e envolvidos na cooperação, as mensagens-chave a transmitir para explicar às Instituições europeias porque é que a cooperação é um elemento essencial para atingir os objetivos de Europa 2020 e as metas do Mercado Interno. O mesmo estará organizado em duas sessões plenárias e seis workshops onde os peritos das Instituições europeias, os membros da CECICN e as Administrações nacionais trabalham com os assistentes do congresso para concertar uma série de mensagens a transmitir às Instituições comunitárias implicadas no processo de aprovação dos novos Regulamentos.

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).
web engineered by hostname.pt